sábado, 21 de abril de 2012

Dicas para viajar a Venezuela! Parte 2

Oi, pessoal!

Depois de ter publicado uma lista de dicas no nosso post Dicas para viajar a Venezuela!, ficamos muito contentes de ver como o post ajudou a tanta gente, tanto no planejamento da viagem, como na estada na Venezuela. Uma vez mais, agradecemos nossos leitores, clientes e amigos pelos elogios feitos sempre ao nosso blog e ao nosso trabalho como Agentes de Viagem Personalizado aqui na Ilha  ( e claro!, por nos indicar aos seus amigos, colegas e familiares :D  )

Isso nos motiva a continuar procurando informaçoes que possam ser úteis para os nossos clientes, muito antes de chegarem aqui, por isso, nesse artigo, apresentaremos mais algumas novas dicas para você dar uma olhadinha...


Clima:

Furacoes. Margarita fica na entrada do Caribe, porém, sua localizaçao privilegiada (bem ao Sul de dito mar) permite que se mantenha longe e fora do alcance dos famosos Furacoes, que se produzem no Caribe e que, muitos deles, chegam até o território da América Central e do Norte. Podem ficar tranquilos, os furacoes nao chegam a Margarita.

Período de chuva. Falar de um 'período de chuva' nestes dias de dramáticas mudanças climáticas e aquecimento global.. é um pouco ousado, porque se nao é 'El Niño', é 'La Niña' ou a Mama ou um tio ou um primo ... e aiiii estraga todas as previsoes... entretanto, estima-se que em Margarita existem:

02 períodos de chuva: 1) Junho-Agosto  2) Dezembro-Fevereiro.   e também
02 períodos secos:   1) Março-Maio   2) Setembro-Novembro...

As chuvas aqui na Ilha caem geralmente de noite e já, no meio da manha, o dia está abrindo. Claro, tem dias que o céu fica nublado ou com chuvas curtas intermitentes, mas NAO sao chuvas assim, tipo Sao Paulo... Nao se preocupe, o mês com mais chuva realmente é Dezembro, e ainda assim, dá para aproveitar muito! 

Outros dados climáticos. Existem diversos micro-climas na Ilha, o dominante é o semi-árido. A temperatura varia de 24ºC a 40ºC com uma média anual de 27ºC. En geral, a umidade relativa é de 70-80 por cento na maior parte da Ilha.


Documentaçao: No momento, os brasileiros podem entrar na Venezuela apresentando apenas o RG com data de expediçao inferior a 10 anos (equivalente a Cédula de Identidade Venezuelana). Para as crianças é necessário apresentaçao de RG ou passaporte, certidao de nascimento brasileira nao é aceita como documento de identificaçao aqui. Se vier por terra, recomendamos checar primeiro qual é a situaçao atual para o motorista (a pouco tempo atrás ainda era necessário apresentar o passaporte). 


Cartoes de Crédito/Débito/Outros: Os cartoes de Crédito Visa e Mastercard sao aceitos em quase todas as lojas, restaurantes, hotéis etc. Diners Club e American Express também sao aceitos mas de uma forma mais restrita. Os de Débito podem funcionar dependendo da combinaçao de bancos utilizada, às vezes, nao passam nas lojas ou nos caixas electrônicos. Entretanto, antes de utilizar seu cartao, lembre-se do que já foi escrito no nosso artigo anterior sobre o Câmbio de Moeda!  Todas essas operaçoes sao à taxa Oficial.. Traveller´s cheques NAO sao comumente aceitos.


Manuseio de Moeda (e Câmbio): Sobre esse tema, só queremos adicionar duas observaçoes a serem levadas em consideraçao na hora do câmbio e/ou manuseio das notas Venezuelanas:

1) Tomar cuidado con as notas de 10 e 100 já que, quando sao manuseadas de forma rápida, devido a sua cor e numeraçao,  ficam um pouco parecidas, várias pessoas já confundiram: 

 
2) O câmbio no mercado negro, mesmo sendo ilegal, nao é realmente perseguido pelas autoridades. Se você quer fazer câmbio e a pessoa te oferece uma taxa muito alta, ou começa a promover um momento de stress para acabar com a transaçao de maneira rápida (tipo: Rápido, rápido, guarda as notas que a polícia está vindo!), suspeite de um golpe... Por favor, nao subestime essas pessoas que tentam dar golpe, esse é o trabalho deles e você pode dar de cara com um verdadeiro profissional. Você já descobriu o segredo do truque de um mágico em cena?. Dica importante: Se você nao receber a quantidade correta em algum momento, cancele toda a transaçao, é precisamente nesta "correçao" onde muitas vezes está o golpe.


Hotéis/Alimentaçao:

Significado de 'All Inclusive' na Ilha:  Este termo significa basicamente que estao incluidas na tarifa opçoes como alojamento, refeiçao, entretenimento e bebidas e que você pode se hospedar, se divertir, comer e beber sem pagar nada adicional... porém, isso nao significa que esses serviços sao 24 horas ou que está incluido todas as opçoes oferecidas pelo hotel. Cada hotel tem suas próprias condiçoes para o aproveitamento deste 'Menu de Opçoes All-Inclusive'. Cheque as mesmas antes de contratar seu alojamento...

Puseiras: Este tipo de Hotéis costumam 'marcar' o hóspede com uma pulseirinha no braço que o identifica na hora de desfrutar dos serviços do hotel. Você nao poderá retirar a mesma na hora de sair do Hotel, somente no momento do check-out. Particularmente, consideramos que isto atenta contra a privacidade e segurança pessoal dos hóspedes mas... sendo esse outro tópico, nos limitaremos aqui a recomendar que, se possível, cubra essa pulseira ao sair do hotel (com uma munhequeira, bracelete, relógio, outra pulseira??) levando em consideraçao, como ficará o bronzeado dessa área, nao é?  rsrsrs

Comida: Notamos que dependendo da regiao do Brasil que vem o cliente, dos gostos próprios da pessoa, dos costumes familiares e do hotel onde se hospeda, achará a comida ou muito pesada, ou muito fraca, ou muito boa ?!  Tivémos clientes no mesmo hotel, no mesmo período com opinioes completamente contrárias. Nossa recomendaçao é: venha com a mente aberta e, se possível, experimente a comida em diversos lugares da Ilha..

Adoçantes/Alimentos Light: Existem opçoes deste tipo na Ilha, porém, nao sao tao comuns como as 'normais' e, às vezes, nao sao fáceis de encontrar. Se você, tem preferência/ necessidade especial de algum produto em particular, recomendamos trazer um pouco da sua marca preferida (ex. adoçante liquido)..

Gorjetas: As contas dos restaurantes, bares etc. já incluem os 10 % de serviço. Sem ser 'obrigatório', na Venezuela é comum recompensar a boa atençao dos funcionários com gorjeta adicional. 

Água: A água da torneira nao é potável. Prefira sempre água mineral e/ou filtrada.

 
Limites de Compras: Leia  este artigo para saber o que se pode comprar e levar da Ilha sem nenhum tipo de Inconveniente...


Sistema de Video: Se esta pensando em comprar uma TV na Venezuela, leve em consideraçao as diferenças existentes referente ao tipo de video. Na Venezuela o sistema atual é NTSC. No momento, nossos sistemas nao sao compatíveis... Claro, isso pode mudar a qualquer momento, já que a Venezuela se adaptara ao modelo Digital brasileiro no futuro.. assim que, esta dica é somente para alertar ao cliente que deve estudar um poco na hora da compra..


Electricidade: Na Venezuela (toda) a voltagem é 110-120V 60Hz, sistema americano. Se quiser ter certeza da compatibilidade da suas conexoes, leve em consideraçao o seguinte: Basicamente, esses sao os 3 tipos de tomadas que temos na Venezuela:


Perceba que alguns aceitam até 3 pontos, uns redondos e outros chatos onde um é mais largo que o outro. Existe um tipo, que os dois pontos sao da mesma largura (que é a largura menor). Aqui nao existem aparelhos para tomadas de pontos redondos e por isso é muito dificil encontrar adaptadores para este tipo de tomada, se seu aparelho possui um conector deste tipo, traga seu adaptador.. Enfim, se você quer ter certeza da compatibilidade do seu aparelho em qualquer tomada daqui, procure (com antecedência) adaptadores/benjamins e prefira o do tipo que tem os dois pontos chatos e do mesmo tamanho:


Comunicaçao: Para se comunicar estando na Venezuela é muito fácil. Existem muitos Cybers (LAN Houses) e/ou os conhecidos Centros de Comunicaçoes. Desses locais, é possível ligar pelo telefone com tarifas bem econômicas (nacional/internacional), enviar/receber fax, Internet, Imprimir, gravar CD/DVD etc.. Também pode-se comprar cartoes para ligar de telefones públicos, o problema é que hoje em dia nao existem muitos na rua (todo mundo tem um celular, e em muitos casos ...até dois). Para ligaçoes nacionais também existem pontos populares (tipo camelôs) de onde pode-se ligar de/para qualquer operadora de celular ou fixo. Você reconhecerá esses pontos, uns tem um guarda-sol e um montao de celulares sobre uma mesinha, do lado de algum bolo ou doces rsrs. 


Bom gente, esperamos que essas dicas continuem ajudando e orientando para o aproveitamento pleno da sua viagem para cá, para essa linda Ilha do Caribe, nos despedimos com um abraço e desejando-les: Boa Viagem!




13 comentários:

  1. Giovanna linda, Após um mês a ida à Venezuela, deixo meu pequeno relato...
    O serviço prestado realmente é de alto nível. Eu e minhas amigas fomos muito bem atendidas tanto no hotel em Caracas, quanto em Isla....o Hotel Yaque Paradise não deixou nada a desejar. Mesmo sendo simples é extremamente limpo e organizado. Os colaboradores são gentis; e quer coisa melhor do que acordar e tomar café literalmente naquela praia linda vendo o maravilhoso sol brilhar de pertinho?
    1° dia: Chegada em Caracas no final da tarde e nos preparamos para o dia seguinte
    2° dia: ida a Isla, o aeroporto é Fofo e já tinha gente esperando (fiquei emocionada ao ver a placa com meu lindo nome kkkk). Aproveitamos a linda praia, de água limpa, calma e muito bem movimentada (detalhe, tudo muito organizado - até as cadeiras para os turistas).
    3° dia: Passeio de Jeap - fantástico: conhecemos lugares históricos, centro artesanal de Isla e ainda fizemos um passeio de barco.
    Vale a pena e se possível, peçam para ir com o Richard...gente boníssima, super animado...
    Detalhe: Jeap aberto (sem ar) é bem mais divertido.
    4° dia: Passeio de Catamarã a Ilha de Coche.....Areia clara e agua cristalina...
    Para quem gosta de distração o Catamarã Moondancer é a melhor opção (os colaboradores são super animados).
    5° dia: Passeio a compras: Esse foi divertido, fiquei com um pouco de dó dos vendedores, porque chorei por muito desconto... Mas valeu a pena, eles ficaram felizes por venderem e eu fiquei feliz por comprar e ainda fazer propaganda do Brasil kkkk..
    6° dia: Hora de dizer Tchau.....
    Resumindo: Como todo local tem seus pontos bons e pontos a melhorar... mas os pontos bons com certeza faz voltarmos a esse lugar.
    Ideal para quem quer se divertir, se desligar da correria e sentir as coisas mais simples da vida.

    Giovanna, gratissima pelas dicas, pelo pacote (que além de ter um excelente preço, vale cada centavo) e principalmente pela atenção.....
    Podem ir pessoas, é totalmente confiável :-)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana... seu comentário/ relato ficou muito lindinho e bem escrito. Me fez rir muuuuuito! Bjaozao e muito obrigada!

      Excluir
  2. kkk Gi, em breve colocarei um clipe com as fotos de Isla no meu blog :-) . Depois que reli, vi que tem muitos erros rsrs, mas está ótimo, afinal a mensagem foi entendida.
    Bjs, que Deus continue a lhe abençoar, para que assim como proporcionou momentos bons para mim e minhas amigas, possa proporcionar também para as demais pessoas :-)

    ResponderExcluir
  3. Bom dia Giovanna, li o seu blog e me interessei muito pelos serviços prestados. Estou planejando uma viagem de lua de mel para dezembro, e gostaria que me enviasse um orçamento dos passeios de buggy e mergulho com os golfinhos. Meu e-mail é diandra.winckler@hotmail.com. Aguardo retorno, obrigada!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Diandra... tudo bem? Acabei de te enviar um email. Abs e vamos nos falando por lá.

      Excluir
  4. Olá Giovanna, muito bom seu blog. Pretendo viajar em Janeiro e gostaria de dicas de lugar para hospedar, preços.O lugar é legal para levar criança? ele tem 07 anos.Obrigada Bjs
    lticia@bol.com.br ou lticia84@hotmail.com

    ResponderExcluir
  5. Olá, gostaria d informações sobre.seus pacotes, meu email é rpm201@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola, tudo bem? Neste link, ha alguns pacotes com preços atualizados http://welcometomargarita.blogspot.com/2012/12/pacotao-temporada-baixa-em-margarita.html, nos escreva a giovannacastellao@gmail.com dizendo em que mes pretendem vir, em quantas pessoas e que tipo de passagens irao precisar e poderemos te passar preços de acordo às suas necessidades. Abs e aguardando seu contato.

      Excluir
  6. Obrigado pelas informações. Foram muito úteis. É meu plano ir até Margarita.

    ResponderExcluir
  7. Giovanna, suas informações são de grande valia, pretendo ir à Venezuela daqui uns meses... Só uma dúvida que ainda resta... Existem "Casas de Câmbio" ou algo parecido, como temos aqui no Brasil ou em países como Uruguai, por exemplo? E a única moeda que pode ser trocada pela moeda local é o dólar? Não pode-se trocar o real também? Um abraço, muito bom o blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Flávio... tudo bem? Fico feliz que as informaçoes foram úteis... Aqui na Venezuela, existe sim casas de cambio normal, o que acontece, é que nao vale a pena trocar nelas pq pagam muito pouco 1 dolar x 6,30 bs. Elas tambem aceitam real a preço proporcional ao que pagam no dólar. Nunca destrocam o dinheiro, tipo vc da os bolivares e elas te dao dolares ou reais. No mercado negro, trocando com pessoas de confiança... pagam muito mais pelo dólar, mas nao aceitam real... abs e, mais duvidas nos escreva giovannacastellao@gmail.com

      Excluir
  8. ola boa tarde, pretendo ir a Venezuela daqui ha duas semanas, mas ouvi comentarios de que so pode entrar com cartao de vacina e RG confere??
    Pq nao tenho minha carteira de identidade foi roubada, sera que posso apresentar minha carteira de trabalho??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola, tudo bem? Se vc vem por terra, pela fronteira, tem que ter sim o cartao da vacina amarelo internacional e o comprovante da vacina de febre amarela tomado com pelo menos 10 dias de antecedencia a viagem. E como documento de identidade, precisa apresentar passaporte valido ou RG com data de expedicao inferior a 10 anos. A carteira de trabalho nao eh valida como documento para entrar na Venezuela. Abs e espero ter ajudado,

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...