sexta-feira, 27 de maio de 2011

Dicas para viajar a Venezuela!

Ola, pessoal!

Depois de receber vários e-mails com muitas perguntas.... decidimos fazer esse post com o intuito de tirar as dúvidas do que é viajar para a Venezuela.  Resumimos e respondemos o que consideramos "Perguntas mais Frequentes", que será útil a muitos turistas que pretendem visitar esse país. Se voce tiver mais dúvidas, estamos a disposiçao para responder e atualizar este post com aquelas que consideramos mais comuns... 

Impostos e taxas:
NENHUMA passagem, entendeu? Nao importa o que sua Agencia de Viagens te diga, NENHUMA passagem de aviao na Venezuela inclui a Taxa Aeroportuária, já que o governo ordenou que essas taxas sejam cobradas diretamente nos aeroportos (e portos!) do país (esta situação MUDOU depois de 17 agosto de 2011, conferir a última atualizaçao e preços aqui).. Assim que, leve sempre em consideraçao que toda vez que for pegar um aviao na Venezuela... depois do check in, deverá pagar a taxa a parte, em algum balcao destinado para isso (e propriamente identificado). O que esta incluido nas passagens é o Imposto de Saída, mas nao, a Taxa Aeroportuária. Hoje (25/05/2011) a taxa para voos nacionais está em: 38 bolivares por pessoa e para voos internacionais: 190 bolivares por pessoa. Para o pagamento desta taxa, só é aceito bolivares e em dinheiro. Nao aceitam dólares e nem cartao de crédito.

Voos de Conexao:
O aeroporto de Maiquetía, que serve a cidade de Caracas (realmente nao está em Caracas), se encontra dividido em dois terminais: Nacional e Internacional, portanto, ao chegar de um voo internacional, depois de passar pela Imigraçao e pegar a bagagem, dirija-se ao terminal nacional atraves de um corredor interno destinado a esse fim.

É conveniente combinar as conexoes de maneira que fiquem com um bom espaço de tempo entre uma e outra, principalmente na volta, já que os voos nacionais podem atrasar... na verdade, sao raras as vezes que saem no horário.

Lembre-se que depois de fazer o check in, tem que ir pagar a taxa em bolivares (moeda local), mas abaixo, falaremos do cambio de moeda. 


Segurança pessoal:
Margarita, no geral, é bem tranquila. Sendo uma combinaçao desse ambiente de Ilha Caribenha com o de uma pequena cidade (Porlamar), podemos transitar nela de forma tranquila, mas sempre levando em consideraçao cuidados básicos... que seria necessário ter em qualquer lugar do mundo, sobre tudo, um lugar que voce nao conhece. Esses conselhos, sao um resumo de muitas histórias e normas de segurança que ouvimos ou lemos no mundo inteiro... Basicamente, o assunto se baseia em nao chamar a atençao... 

- Procure nao usar correntinhas, colares ou outros acessórios valiosos e chamativos.

- Em qualquer cidade que voce for, informe-se sobre os horários/locais de risco, o que queremos dizer é que algumas areas sao mais arriscadas só depois de certo horário, ou sob certas condiçoes. Evite andar em areas desertas, sobretudo se for de noite.  

- Ande relaxado e aproveite sua viagem, mas esteja sempre atento a atitudes suspeitas e pessoas que estejam te observando muito (claro, nao confunda se alguem estiver te paquerando! rsrs). Imagina por exemplo, em um bar onde todo mundo está se divertindo, cada um da sua maneira... e la na esquina um ou dois caras sérios, só observando os outros... nos referimos a este tipo de atitude.

- Se voce gosta de conversar e conhecer gente.. nao de muita informaçao sobre voce, por exemplo, nao conte a um estranho que voce veio comprar 250 blackberries e que tem muito dinheiro guardado no hotel! para mais tarde ainda acabar dizendo o nome do hotel e até o número do seu quarto? Voces sabem... evitem...  

- Se está de carro e de compras, nao é conveniente levar as compras e guardá-las no mesmo, por favor, leve as compras com voce e tente diminuir o número de sacolas para nao chamar tanta atençao.

- Se voce ver que vai ter que levar as compras para o carro (por peso ou volume), deixe algum dos seus acompanhantes para vigiar o carro, ou simplesmente ligue o carro e estacione ele em outro lugar (fazendo de conta que voce foi embora). Pode nao parecer, mas é muito fácil abrir um porta-malas...

- Sempre deixe as janelas e portas do quarto bem fechadas e trancadas (em Trinidad & Tobago, roubaram um amigo meu... entrando pela janela no meio da noite, no 8º andar!?)

- Ao sair do quarto, guarde sempre suas coisas de valor dentro do cofre do quarto ou em uma mala com cadeado.

- Pegar táxi em qualquer lugar do mundo, pode ser arriscado. Procure pegar o táxi do hotel que esta hospedado, o do aeroporto, o do shopping que foi conhecer, etc.... evite pegar taxis na rua. Por falar sobre taxis... os da Venezuela, nao tem taximetro, entao, sempre combine o valor da corrida antes de entrar no taxi, para nao ter qualquer surpresa depois rsrs! 

Caracas.
Na realidade, é uma cidade muito perigosa sim, mas dá para ir... estando bem assessorado e, se possível, acompanhado por um local. Procure hospedagem e diversao somente em bairros bons (Altamira, La Castellana, Las Mercedes, etc) e se deseja/ precisa ir no centro (onde estao os lugares históricos e museus interessantes) vá cedo, se possível, acompanhado por um local, sem nenhuma jóia e com os sentidos bem atentos.

Em caso de um incidente desagradável, mantenha a calma, entregue tudo o que pedirem, nao contradiga e nao faça contato visual com o malfeitor.

No caso de alguma abordagem de polícia, compreenda a sua situaçao... voce está em um país estrangeiro, nao conhece as leis e nao tem quem te defenda, nao se desespere: Mantenha a humildade acima de tudo, mantenha a tranquilidade, sério.. de desculpas (razoes) pelo o que esta sendo acusado (limite de velocidade, transporte de comida ou bebida na mala, excesso de bagagem, a falta de algum documento etc) e tente sair da situaçao da maneira mais rápida e barata possível. Se o funcionário decide chamar o chefe dele, quanto mais sobe o nível do problema, mais caro vai sair... Na Venezuela, sempre tem uma forma, as vezes, uma boa desculpa e um sorriso é suficiente... assim que, mantenha a calma, a humildade e lembre-se que seu objetivo é: sair da situaçao o mais rápido possível.

Temos alguns arquivos com recomendaçoes de segurança pessoal que foram desenhados para empregados da Indústria Petroleira Mundial, se quiserem esses arquivos, escreva-nos e teremos prazer de te mandar por e-mail. Pode ser que seja um pouco chocante no começo, mas tenha em mente, que foi desenhado pensando no mundo inteiro e é o resultado da experiencia de experts na matéria. 


Cambio de Moeda:
Atualmente (bem, ja faz 8 anos), o governo restringiu o acesso a moeda estrangeira na Venezuela. Isto quer dizer que, nao se pode ir a uma Casa de Cambio e trocar Bolivares por Dolares ou nenhuma outra moeda. Isso, gerou um mercado paralelo... com um preço de dólar controlado pelo mercado, o qual, é muito diferente do preço oficial- regulado pelo governo. Se voce preferir, pode ir a uma casa de cambio e trocar seu dinheiro com a taxa oficial (4,30 Bsf/US$) ou pode procurar alguma alternativa no mercado paralelo (7,50 Bsf/US$).No mercado paralelo o valor do cambio varia bastante.

Cartoes de crédito/debito, como toda a operaçao que seja feita via "oficial", será pela taxa do 4,30 Bsf/US$ menos as taxas cobradas.

A primeira opçao, aconselhamos principalmente se voce está em conexao e precisa de moeda local para pagar a taxa aeroportuária, e também para comer alguma coisa... De qualquer forma, nunca troque muito, só o necessário (20$?). Nós fazemos esta recomendaçao porque trocar dinheiro no aeroporto é realmente arriscado e a última opçao deveria ser realizada (dentro do possível) com pessoas previamente recomendadas (de confiança). 

Mas, se voce decidir correr um pouco de risco, por favor, lembre-se:
- nao se preocupe em procurá-las, elas virao até voce para oferecer cambio (ou seja: muitas).
- tome todos os cuidados que vierem a sua cabeça! 
- troque pouco.
- reduza o numero de notas, só aceite de 50 e/ou 100 bolívares (é mais fácil ser enganado quando a quantidade de notas é maior) 
- conte as notas de forma extendida, e nao dobradas.
- se for possível, use uma caneta de checar notas falsas
- se está acompanhado, peça para a outra pessoa... vigiar os arredores e, ao mesmo tempo, vigiar a pessoa que está trocando o dinheiro de voces, enquanto voce estará ocupado... contando o dinheiro.
- troque longe da vista de qualquer policia ou militar, mas, ao mesmo tempo, nao deixe que te levem a um lugar muito "afastado".

De todas as maneiras, neste caso, eu escolheria a primeira opçao, lembre-se que voce está chegando e, se supoe, que voces vem com "muito" dinheiro...

Da segunda opçao, já falamos um pouco, e basicamente... os mecanismos de segurança básicos para o cambio com "estranhos" ja foi citado. 
Insistimos que o dinheiro seja trocado pouco a pouco, a medida, que vá precisando, de todas as maneiras, existem casos que sao dificies de decidir: Se o hotel que estarei hospedado, nao tem cofre no quarto.. deixo todo o dinheiro la? ou carrego todo o dinheiro comigo o tempo todo?
- poderia dividi-lo, dividindo assim... os riscos.
- o dinheiro que levar com voce, nao leve em um só lugar, divida.
- o dinheiro que ficar no hotel, na medida do possível, esconda e tranque (na mala).
- nós guardamos para voce rsrsrs

Lembre-se que em qualquer hotel do mundo, somem coisas... (até calça, já perdi em minhas viagens pelo mundo!?)

Outra opçao seria trocar dinheiro por transferencia ou depósito em c/c, assim, voce só levaria o necessário, se livrando de qualquer dor de cabeça... recebendo o dinheiro em suas maos, como se estivesse tirado de um caixa eletronico, quando e quanto voce precisar. Assim, nao terá que viajar com o dinheiro nas maos, nem precisara ficar cuidando dele (para informaçao detalhada, escreva-nos).

Bem, esses sao alguns conselhos que podemos dar (a nível pessoal) aos turistas que querem conhecer esta terra chamada Venezuela, esperamos ter ajudado e que voce tenha gostado.

Se quiserem acrescentar algum comentário a respeito desse assunto, solicitar os arquivos oferecidos, ou doar algo para o site dividir sua experiencia. Fique a vontade, sinta-se em casa!


PS: Ja publicamos o post Dicas para viajar a Venezuela Parte 2! Confira!



98 comentários:

  1. Olá casal (Giovanna e Alexander),

    Gostei demais de suas dicas, tanto quanto profissional de turismo, quanto viajante e que quer conhecer Isla Marguerita.

    Se estão morando por aí, desejo-lhes boa sorte!

    Se foram apenas a passeio, espero que tenham gostado.

    Tenho uma dúvida que gostaria de tirar com vocês.

    Aquele avião de pequeno porte que liga Caracas a Isla Marguerita é seguro? Vocês viajaram nele?

    Um abraço,

    ResponderExcluir
  2. Pedro... muito obrigada pelo comentario... vc sabe que contribuiu muito para o sucesso do nosso blog, nao eh? Me ensinou como fazer para divulga-lo...
    Hoje em dia, tem mais ou menos 7 companias que fazem esse trecho Caracas/ Margarita... os avioes que fazem esse trecho sao boeing 737 ou DC 9... nao sao tao pequenos e sao confiaveis sim. Esse voo eh quase uma ponte aerea na Venezuela rsrs!
    Se tiver mais duvidas sobre a Venezuela, estamos a disposicao.... Grande abraco,

    ResponderExcluir
  3. Olá , Giovanna e Alexander!

    Adorei o blog d vcs! Mt informativo.. Gostaria de aproveitar q estou aki e fazer umas perguntinhas... ;)

    Tenho Euros guardado e estava pensando em levá-los p trocar lah , no aeroporto. Vcs acham q consigo? Eh q p trocar por doláres aki no Brasil preciso fazer 2 conversões ( Euro-Real Real-Dólar)e dvo perder alguns trocados ... Mas se naum der.. fazer o q neh .. rs

    Vou de Tam e soh poderei fazer a conexão no dia seguinte , a região próxima ao aeroporto eh perigosa? Precisaremos passar a noite por ali ..


    Acho q li em algum lugar q tem como ir ateh Los Roques de barco, vcs tem alguma informação sobre isso ??

    Obrigada pela atenção,

    Juliana

    ResponderExcluir
  4. Ah! Mais uma coisa! Vcs acham q vale a pena alugar carro? Vamos ficar 6 dias na ilha...

    ResponderExcluir
  5. Oi, Juliana... tudo bem? Muito prazer..
    Muito obrigada pelo elogio feito ao nosso blog...
    Vamos as respostas rsrs...
    Da para trocar os Euros sim, nos tambem podemos trocar para vcs aqui na ilha...
    Vcs ja tem passagens de Caracas a Margarita? Nos podemos comprar e mandar os e-tickets por email para vcs...
    A regiao proxima ao aeroporto e feia... nos temos parceria com um hotel bom e preco razoavel a 5 min do aeroporto em Caracas, inclusive o transfer aeroporto/ hotel/aeroporto ja esta incluido na diaria do hotel.
    Tem um cruzeiro que sai de Margarita e vai para Los Roques, com parada em Caracas... mas esse cruzeiro dura 7 dias, mais tempo do que a permanencia de vcs na ilha. Se te interessa.. te mando informacoes...
    Da para alugar carro na ilha ou contar com nossos servicos de translado, temos bom preco e sempre fazemos promocoes, as vezes, vale mais a pena do que alugar carro.
    Me escreve giovannacastellao@gmail.com e eu te passo informacoes mais detalhadas sobre tudo...
    Quando vcs vem?
    Grande abraco e esperando seu email...
    Giovanna

    ResponderExcluir
  6. Oi Gi !! Vcs moram aih ?! Bom , talvez possam me salvar, entaum ... Tinha "comprado" um pacote pela CVC d 5 dias em Isla + o aéreo Caracas- Isla - Caracas ... Na vdd, n eh comprado tinhamos deixado o calção lah p q eles pudessem fazer a reserva . Eis q hj eles me ligam p avisaram q n conseguiram fazer a reserva pq o hotel esta lotado.
    Era p estarmos saindo do Brasil segunda-feira 13/06 e chegando em Isla dia 14. Serah q vc ainda consegue comprar a passagem p mim ?

    Bom, estou t mandando um email.

    Obrigada

    Juh

    ResponderExcluir
  7. Ju... acabei de responder seu e-mail.
    Grande abraco,

    ResponderExcluir
  8. Olá Giovanna e Alexander,

    O prazer é todo meu em ajudá-los.

    Obrigado pelas informações, eu tinha visto uma foto de um avião pequeno que faz esta rota e não achei muito confiável não.

    Agora se tem Boeing a coisa muda, rs.

    Um abraço,

    ResponderExcluir
  9. Oi Giovanna..
    Realmente seus comentários são de grande valia ... SENSACIONAL.

    Eis nossa história, nosso perfil é viagem econômica (ficaremos ao todo 15 dias na Venezuela:

    1) Chagaremos em Caracas em 19/07
    2) Ficaremos no Hotel Eurobuilding entre 19 e 22/07
    3) Pretendemos ir a Isla Margarita em 22/07... Achamos um pouco caro as passagens aéreas (cerca de R$ 250,00 por pessoa)... Você tem alguma opção mais econômica? Quanto tempo levaremos entre Caracas e o local de embaque do ferryboat (se for o caso?)

    4) Em Isla (ainda não fechamos) mas conseguimos estadia por US$ 50,00/dia El Yaque. Ficaremos em Isla entre 22/07 e 25/07.

    5) Por fim, estamos tentando fechar com o hotel punta blanca em isla de coche... onde permaneceremos até 03/08... Só gostariamos de confirmar se comprando pela Decolar.com... no sistema all inclusive o transfer los yaques-isla coche- los yaques está incluído também... Surgiu a dúvida porque no site do hotel sugere que tudo esta incluido e ao ligar na decolar no Brasil, disseram não ter certeza... A diária nesse caso sai por R$ 138,00 + impostos na decolar... Você consegue algo igual ou melhor?

    Caso posso nos auxiliar e sugerir passeios (econômicos)... agrademos de coração...

    Beijos, Valéria

    ResponderExcluir
  10. Ola, Valeria... tudo bem? Que bom que vc gostou do blog...
    Olha... temos opcao de passagem mais economica do que vc mencionou CCS/Margarita... quem vem de Caracas para a ilha, nao compensa o ferry, perda de tempo e igual ou maior valor!
    Posso te passar pacotes com hoteis em Margarita (incluindo em El Yaque).
    Oferecemos varios passeios na ilha e traslado com nosso proprio carro com bom preco.
    Nao tenho parceria com nenhum hotel em Ilha de Coche, so oferecemos o passeio para la de dia inteiro, indo em catamara...
    Me escreve giovannacastellao@gmail.com
    Te passo mais detalhes e, fica a vontade, para perguntar tudo o que precisar...
    Grande abraco,

    ResponderExcluir
  11. É possível sacar em dólares (travel money) no terminais Visa em Margarita?

    ResponderExcluir
  12. Ola, Clenio.... muito prazer! Tudo bem? Olha... eu nao sei qual eh esse sistema, mas tenho certeza que, se for possivel, o dinheiro nao vira em dolares e sim em bolívares (moeda local) e com taxa de cambio oficial 1 dolar por 4,30 Bsf. Grande abraco e espero ter ajudado!

    ResponderExcluir
  13. Olá Giovanna e Alex, td bem?
    Primeiramente parabéns pelo blog, muitas dicas importantes...
    Estava procurando na net informações sobre alguns destinos da Venezuela e achei o blog, achei ótimooo, todas informações em um único lugar.
    Pretendo viajar com meu marido uma semana em outubro, e gostamos bastante de Isla Margarita e Los Roques. Gostaria de sugestões suas...
    Quantos dias ficar em Los Roques?
    Ou vamos só para Los Roques? O que vcs sugerem? Outubro é uma época boa?
    Ainda não fechamos nada, na verdade estamos um pouco perdidos... rs
    Acho que estamos precisando da ajuda de vcs!
    Agradeço desde já...
    Carla

    ResponderExcluir
  14. Ola, Carla...muito prazer! Tudo bem?
    Muito obrigada pelos elogios feitos ao blog, cuidamos dele com o maior carinho rsrs...
    Outubro eh uma boa epoca para conhecer a Venezuela, eh baixa temporada aqui... e as tarifas dos hoteis costumam ser mais baixas, ah, em Margarita as lojas tambem costumam fazer promoçoes nesta epoca.
    Bom, Margarita e Los Roques sao 2 destinos completamente diferentes... se vcs pudessem fazer os 2, seria super interessante rsrs!
    Los Roques eh o paraiso, a cor da agua de la eh inigualavel... maravilhosa! A ilha nao tem carros, eh so mar mesmo! O preco dos pacotes para la sao mais caros... a ilha eh super exclusiva, eu brinco, digo que eh o Fernando de Noronha da Venezuela rsrs.
    Margarita eh uma ilha grande, precisa de carro ou um bom esquema para se locomover aqui, nos oferecemos servicos de traslado com nosso carro aqui. Os pacotes sao mais em conta e tem opcoes de hospedagem para todos os gostos. O legal de Margarita eh que da para fazer compras, tem cassinos, diversos tipos de passeios, mais vida noturna e inumeras praias lindas e limpas ( mas a cor da agua eh normal, nao eh azul turquesa como a de Los Roques. Agora, a escolha dos destinos depende de vcs... e do quanto pretendem gastar na viagem!!! Se quiser saber precos, me manda seu email e te envio algumas cotaçoes. Grande abraco e estamos a disposicao,

    ResponderExcluir
  15. Oi Giovanna,
    Obrigada por ter respondido, vcs são realmente mto atenciosos...
    Te mandei um email...
    Aguardo retorno...
    Grata

    ResponderExcluir
  16. Ola, Carla...tudo bem? ja respondi seu email! Agora, vamos conversando por la!
    Grande abraco e bom domingo!

    ResponderExcluir
  17. Olá Giovanna,

    Estou pretendendo viajar a Venezuela em 11/2011, começando em pelo monte Moraima (via Brasil) e terminando em los Roques. Gostaria de saber se compensa comprar a passagem de volta somente na Venezuela e em moeda local, visto que sairia aproximadamente 50% do valor em real, depois do cambio pararelo, obviamente. Isso é uma pratica normal ou as pessoas não arriscam isso?

    ResponderExcluir
  18. Ola, Rafael... muito prazer! Tudo bem?
    Isso que vc descreveu é sim uma prática muito comum, muita gente deixa para comprar aqui para pagar mais barato...
    Acho que vale a pena, vc pegar uma cotacao conosco para ver o que vc acha... nós temos bons precos e vc nao iria ter que ficar perdendo tempo e se estressando ja estando aqui. Sairia para sua viagem, já com tudo planejado e nao pagaria caro por isso.
    Grande abraco e estamos a disposicao,

    ResponderExcluir
  19. Oii giovana, pretendo viajar a caracas este mes, mas essa taxa de 190 bolivares, nao pode ser paga em dolares?
    e pra trocar com algum local eh perigoso?
    e eu nao falo espanhol kkk entendo mas falo mt pouco

    ResponderExcluir
  20. Ola, Maisy! Tudo bem? Muito prazer... isso, essa taxa tem que ser paga em bolívares e em espécie. Pode ser perigoso trocar na rua (mercado paralelo), vc tambem pode trocar em uma casa de cambio com taxa oficial de 1 dolar x 4,30Bsf. Grande abraco e estamos a disposicao,

    ResponderExcluir
  21. olá,encontrei recentemente este blog e já está salvo nos meus favoritos, pois em novembro estou indo pra isla, vc pode me esclarecer uma duvida? quanto tempo antes eu preciso pra fazer o check-in, explico, vou chegar em caracas as 17:35 - e vi na internet q tem algumas passagens pra isla saindo as 19:35, mas com o transito de bagagens, alfandega, nao sei se daria tempo, outra coisa, me aconselha comprar caracas-isla por aqui mesmo, ou acha q consigo no dia em caracas?

    obrigado

    Raphael de curitiba/pr

    ResponderExcluir
  22. Ola, Raphael... muito prazer! Tudo bem? Eu acho essa conexao que vc me disse muito apertada, pq pode demorar bastante esperando malas ou na Imigracao e os voos nacionais saem de outro terminal, tem que andar bastante. Se vc chega em CCS 17:35, o ideal eh sair no voo das 21:00hs. Tambem nao aconselho a comprar na hora que chegar em Caracas, esses voos lotam e vc pode nao conseguir. Nos podemos comprar e mandar o e-ticket para vc, esta custando R$ 184 ida/volta por pessoa para pagto com cartao de credito atraves do botao pagseguro que temos no blog. Ou aceitamos pagto por transf bancaria e damos 10% de desconto sobre o valor total. Grande abraco e aguardo seu contato,

    ResponderExcluir
  23. oi, prazer, me manda um email pra combinarmos certinho então? vi que tem esse voo das 21:10 mesmo pela conviasa, mas não consigo de jeito nenhum comprar pelo site da cia aerea, nao sei o que acontece. O email é rapharibaski@hotmail.com.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  24. Raphael... obrigada por ter entrado em contato por email. Agora, conversamos por la... Grande abraco,

    ResponderExcluir
  25. Olá, me chamo Rodrigo, moro em Manaus e estou planejando ir de carro com mais 4 amigos até Margarita, porém, tenho algumas dúvidas, para entrar no país é necessário OBRIGATORIAMENTE portar passaporte? Será mais barato deixar o carro em Boa Vista e pegar um ônibus até a fronteira e depois um táxi? caso seja, o melhor será continuar nos táxis ou alugar um carro? Falam bastante sobre "bombons garoto", o que isso influencia? Acho que é isso... desde já agradeço!!!!

    ResponderExcluir
  26. Oi !!

    fiquei tão feliz em saber que vc existe !!! vc nem imagina...
    preciso de uma assessoria para ficar 4 dias em Isla. Vc pode me ajudar ?
    tenho todas as dúvidas do mundo.. desde onde ficar até o que comprar !

    será que vc pode me fornecer seu email ? assim fica mais fácil te achar.

    obrigada.
    Tatiana

    ResponderExcluir
  27. Ola, Rodrigo... tudo bem? No momento, esta sendo aceito somento RG para entrar na Venezuela, se vcs vierem de carro, so o motorista do carro tem que estar portando passaporte. A desvantagem de vir de carro eh a burocracia para entrar com carro brasileiro na Venezuela e o problema da corrupcao nas alcabalas. A vantagem eh que sai mais economico e vcs ainda terao meio de transporte na ilha. Qq coisa, me escreve... giovannacastellao@gmail.com. grande abraco e espero ter ajudado!

    ResponderExcluir
  28. Ola, Tati... muito prazer!!! Me escreve, querida... giovannacastellao@gmail.com e conversamos melhor! Grande abraco,

    ResponderExcluir
  29. Boa noite!
    Vou de ônibus de Boa Vista a Puerto la cruz no dia 28/12 e pretendo voltar em 11/01. Gostaria de fazer alguns questionamentos: Devo levar dólar ou real? Como faço pra trocar o meu dinheiro por bolívar? O motorista do ônibus pára em algum lugar para fazermos o câmbio? Tem como trocar real por bolívar em Margarita ou devo levar somente dólar?
    Gostaria que vocês me indicassem um hotel ou pousada (simples, mas segura)para dois adultos e uma criança. Gostaria que a mesma possuísse cofre no quarto.
    Adriana

    ResponderExcluir
  30. Ola, Adriana... tudo bem? Para o cambio, o motorista do onibus para sim e vc pode trocar na fronteira seus reais por bolívares. Traga dolares para fazer cambio aqui em Margarita, pq ninguem aceita reais por aqui.
    Sobre o hotel, como vc vem para Ano Novo, te aconselho a fazer a reserva do hotel antes, pq a maioria dos hoteis ja nao tem disponibilidade para esta epoca, seria muito ruim para vcs... chegar cansados e ainda ter que ficar procurando onde passar a noite de hotel em hotel... Grande abraco e estou a disposicao,

    ResponderExcluir
  31. Amigos, o blog de vcs é excelente e esclarecedor pretendo ir à Venezuela comprar em quantidade. Preciso saber como é que funciona para retornar com estas mercadorias. Abraços!!!

    ResponderExcluir
  32. Desculpe, me chamo Rodrigo.

    ResponderExcluir
  33. Giovanna, parabéns pelo Blog!

    Gostaria de saber se para uma viagem de 6 dias a Masrgarita seria possivel passar um dia em Los Roques? Há algum passeio ida e volta para um da a Los Roques? Ou essa ilha fica mais distante de Margarita?

    Meu nome é Adriana!

    Obrigada

    ResponderExcluir
  34. Olá Giovanna, estou devorando seu blog... parabéns !!! vou com 3 amigas para Isla ficar no hotel portofino comemorar a chegada de 2012...poderia dar algumas dicas de baladas, barzinhos....
    obrigada

    marcia

    ResponderExcluir
  35. Ola, Rodrigo... tudo bem? Nossa.. muito obrigada pelo elogio feito ao blog... quanto a compras em quantidade, nao eh tao simples assim... pq a ilha eh livre de imposto venezuelano, entao, a fiscalizacao na hora de sair da ilha eh grande, principalmente se vier de carro. Tem um valor maximo que eles permitem sair e uma quantidade maxima de cada item. Mais duvidas, estamos a disposicao,

    ResponderExcluir
  36. Ola, Adriana... muito prazer! Tudo bem? Los Roques fica sim bem distante de Margarita, inclusive ate mais perto de Caracas do que de Margarita. Mas da sim para encaixar Los Roques na sua viagem de 6 dias a Margarita... o pacote que fica menos tempo em Los Roques eh o de 24 horas, geralmente sai as tercas de manha, dorme la uma noite e volta as quartas de manha tambem, ja com tudo incluido... passagens, hospedagem, refeicoes e passeio de barco... esse post fala sobre esses pacotes... welcometomargarita.blogspot.com/2011/03/promocao-24-horas-em-los-roques-saindo.html Grande abraco e estamos a disposicao,

    ResponderExcluir
  37. Ola, Marcia... muito prazer! Tudo bem? No Portofino, com certeza, sera oferecido ceia no Ano Novo e tambem tem algum tipo de animacao noturna dentro do proprio hotel. Fora do hotel, vcs encontrarao algum agito na noite em Praia el Agua, Pampatar e na Av Bolivar. Grande abraco e, mais perguntas, estamos a disposicao,

    ResponderExcluir
  38. Amigos, boa noite! obrigado pelo toque quanto às compras. Preciso de mais uma informação: onde é mais barato comprar roupas, Caracas ou Isla Margarita? ATT. Rodrigo.

    ResponderExcluir
  39. Ola, Rodrigo... tudo bem? Com certeza, eh mais barato em Margarita. Grande abraco e estamos a disposicao.

    ResponderExcluir
  40. Olá Gionanna e Alexander...
    Somos de Florianópolis e estamos embarcando amanhã 18/12 para Caracas.
    Já alugamos um carro, vamos ficar com ele todo o período da nossa viagem (até dia 02/01)...
    Pretendemos ir de carro aé Margarita conhecento as prais da Costa - La Guaíra.
    O intuito da nossa viagem é o surf, por isso pretendemos conhecer o maior número de praias possível.
    Nossa dúvida são hoteis e pousadas... vcs conhecem algum na costa no caminho para o Ferry?
    E ai na Ilha, pretendemos chegar aí dia 26/12.

    Espero que vcs possam nos ajudar...
    Obrigado
    Gabriella e Fabiano

    ResponderExcluir
  41. Ola, Gabriella e Fabiano... tudo bem? Muito prazer...
    Vcs ja compraram as passagens do ferry antecipadas? Porque se nao compraram, acho que vcs podem ter problemas para conseguir embarcar para a ilha, ja que os ferries estao saindo todos lotados.
    Meu cel eh (0412) 019-2704, pode ligar caso queiram tirar duvidas e espero poder ajudar.
    Abs e boa viagem!

    ResponderExcluir
  42. Vou para Venezuela com meu irmão dia 27/12...
    Vamos mochilar, ou seja, temos lugares queremos ir, mas nada fechado...
    As dicas que vocês falaram que passariam por email para quem pedisse, podem me passar (delessa@gmail.com)?
    Confesso que estou um pouco preocupada com a falta de segurança no país...
    Abraços,
    Débora

    ResponderExcluir
  43. olá giovana meu nome é tulio moro em manaus pretendo ir agora dia 13/01/2012
    gostaria de saber se entro na venezuela so com o RG?

    ResponderExcluir
  44. Oi sou Gabriel,sou de Manaus,irei para Margarita no próximo dia 9, tenho uma dúvida..
    é mais vantagem trocar o REAL PARA O DÓLAR E DO DÓLAR PARA O BOLIVAR??OU DO REAL PARA O BOLIVAR??
    questão de mais grana no bolso!!meu msn é gabriel_0132009@hotmail.com

    ResponderExcluir
  45. Ola, Debora... muito prazer! Tudo bem?
    Ja anotei seu email, te respondo loguinho, afinal, a viagem de vcs ja esta ai...
    Abs e vamos nos falando por la.

    ResponderExcluir
  46. Ola, Tulio... muito prazer! Tudo bem? Entra sim na Venezuela so com o RG.
    Se vier de carro, so o motorista precisa ter passaporte.
    Se vier de onibus Eucatur, precisa tomar a vacina da febre amarela e colocar no carteira amarela internacional.
    Criancas precisam de RG ou passaporte. Nao aceitam certidao de nascimento.
    Abs e espero ter ajudado!

    ResponderExcluir
  47. Ola, Gabriel... tudo bem? Muito prazer...
    Todos os reais que trouxer na viagem, troque na fronteira, eles tem o melhor preco para cambio de real e nao aceitam dolares.
    Traga dolares para fazer cambio na ilha, ja que ninguem aqui aceitara seus reais em especie.
    Te enviei um email mais detalhado sobre este topico.
    Abs

    ResponderExcluir
  48. sou de menor tenho 16 anos eu vou de carro, mas mesmo assim tenho medo de nao passar nas alcabalas, eu indo de carro preciso preciso tomar a vacina? eu nao tenho passaporte vou so com a identidade quanto ta valendo uma boliva?

    ResponderExcluir
  49. Olá Giovanna,meu nome é Matheus estou em manaus e vou para a Venezuela no Próximo dia 13, gostaria de saber sobre a Carteira de Vacinação internacional ! Se realmente precisa, e como faço para tirá-lá.
    obg

    ResponderExcluir
  50. opa desculpa giovana sou eu tulio do comentario anterio comentei ai em cima agora.

    ResponderExcluir
  51. Olá,

    Estou querendo ir a margarita em Março. como é o clima nessa época? E com relação a hotel, você tem algum para sugerir

    ResponderExcluir
  52. Tulio... eu nao entendi direito suas perguntas. Vc tem 16 anos, mas nao será o motorista do carro, certo? Vc viaja acompanhado dos seus pais?
    Se vc estiver em Manaus, te aconselho a ir ate o Consulado da Venezuela ai e tirar suas duvidas.
    Se vc estiver em Boa Vista, te aconselho a viajar ate Santa Elena e se informar por la...
    Abs e espero ter ajudado,

    ResponderExcluir
  53. Ola, Matheus... tudo bem? Se vc vier de onibus Eucatur, é obrigatorio mostrar o comprovante da vacina da febre amarela na carteira amarela internacional para embarcar no onibus. Te aconselho a se informar melhor ai em Manaus onde é dada a vacina e como fazer para adquirir a carteira de vacinacao amarela internacional.
    Abs

    ResponderExcluir
  54. Ola, Jamili... tudo bem? Marco é um bom mes para vir a ilha. O clima é quente e é baixa temporada na Venezuela. Tenho varios hotéis para sugerir.. em quantas pessoas vcs vem e que tipo de hospedagem estao procurando? Acomodacao economica com cozinha, pousada com cafe da manha, hoteis all inclusive?
    Abs e estou a disposicao,

    ResponderExcluir
  55. Boa tarde, adorei seu blog,quero viajar em julho p/ Venezuela e gostaria de algumas dicas sobre passagem,de carro sai mais em conta ou ônibus?quais os hotéis saem mais em conta? pretendo ficar uma semana e fazer algumas compras ...obg.(luciana)

    ResponderExcluir
  56. Ola, Luciana... tudo bem? Para vir a ilha, tanto o onibus quanto o carro tem seus pros e contras. A burocracia é maior para entrar na Venezuela de carro, em compensacao, vc estara motorizada na ilha e ainda mais se pensa em fazer compras. De onibus é mais dificil levar muita bagagem. Fica dificil dizer precos de hoteis economicos para julho, pq pode ser que nao seja o mesmo preco ate la... enfim, qq duvida que apareca, escreva, estamos a disposicao,

    ResponderExcluir
  57. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  58. Ola!Eu gostava de pedir a vossa opiniao sobre La guaira, Venezuela!É que vou dentro de pouco tempo trabalhar para lá (um ano) e estou " um pouco " apreensivo!Agradeço desde ja a informação dispensada,no vosso blog e se houver mais alguma coisa em que me possam ajudar, agradecia muito!
    Obrigado pela vossa consideração!
    Tiago

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola, Tiago... muito prazer! Tudo bem? Sua opiniao sobre La Guaira vai depender de onde vc mora agora, quanto tempo ira morar la e se o emprego realmente vale a pena.
      Eu nao gostaria de morar la. Ja morei perto de Caracas e nao gostei.
      Abs e estamos a disposicao,

      Excluir
  59. Ola, gostaria de receber o "manual da Indústria Petroleira Mundial"
    vou pra los roques e estou um pouco receoso
    por favor: mastergamesps2@gmail.com (sério rsrsrrsr)

    ResponderExcluir
  60. boa tarde me chamo claudiano , adorei o blog de vcs e gostaria de tirar uma duvida, estou com uma proposta de trabalho em caracas em uma churrascaria que vai inaugurar, gostaria de saber se vale a pena trabalhar por 3.500R$ reais por mês e a empresa deposita em conta no brasil e se tb a cidade e boa para se morar e se é violenta?, desde ja agradeço a atenção abraços e estão de parabêns pelo blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola, Claudiano... tudo bem? Muito prazer...
      Só quem pode avaliar se o sálario compensa ou nao e se vale a pena é vc.
      Eu morei 2 anos em cidade considerada Grande Caracas que deveria ser bem mais tranquila que Caracas e nao gostava. Caracas é uma cidade super violenta sim e nao oferece nenhuma qualidade de vida.
      Abs e boa sorte na sua decisao,

      Excluir
  61. Gi, adorei seu bloq - parabens!
    Por favor, me ajuda, vou ficar em Isla 10 dias. Qto em dolar vc acha que devo levar?
    Vou ficar em um resort all incluse, porem pretendo fazer umas comprinhas.
    Vc aconselha usar Cartao de Credito?
    Outra duvida, so vou levar dolares, como faço p/ pagar as taxas no aereporto de Caracas se nao aceita dolares e nem cartao?
    Viajo depois do carnaval
    obrigada
    Edi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola, Edi... tudo bem?
      Ja estamos conversando por email....
      Mais dúvidas, me escreve...
      Abs,

      Excluir
  62. Oi Giovanna, meu nome é José (45a) estou na fase de planejamento de minhas férias em junho deste ano (a princípio irei só). Mochileiro, a princípio meu itinerário é via Manaus/Boa Vista/Pacaraima/St Elena Uairém/Pq Nacional Mochima/Isla Margarita/Mérida/Caracas/SãoPaulo. Gostaria de saber sobre a dica que recomendou obter com voces ...trocar dinheiro por transferencia ou depósito em c/c, assim, voce só levaria o necessário, se livrando de qualquer dor de cabeça... recebendo o dinheiro em suas maos, como se estivesse tirado de um caixa eletronico, quando e quanto voce precisar. Assim, nao terá que viajar com o dinheiro nas maos...Giovanna, como posso fazer desta forma? Grato

    ResponderExcluir
  63. Oie, Giovanna... estou indo pra ilha entro de um mes, e gostaria muito de conversar com vc.. ja te mandei e-mail e tentei entrar em contato com pelo facebook.. aguardo resposta pois gostaria muito de contratar seus servicos e queria saber daq de Boa Vista com tudo certo. obrigada
    ALINNE LEITAO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola, Alinne... tudo bem? Ja respondi seu email. Abs e vamos conversando por la.

      Excluir
  64. Parabéns pelo Blog .Bom Dia, estamos programando uma viagem para julho deste ano com a Empresa Avilatur para Margarita, gostaria de saber alguns detalhes sobre a ilha e do hotel Hespedaria, cambio e algumas dicas para tornar nossa viagem melhor.
    Fábio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Fabio... tudo bem? Fico feliz que vcs escolheram Margarita como proximo destino da viagem de vcs... Sera que vc quis dizer Hotel Hesperia? Qual dos dois? Me manda seu email, para eu te mandar dicas de cambio e precos atuais de traslados e passeios. Abs e vamos nos falando,

      Excluir
  65. Ola pessoal, enviei um email pra vcs para receber cotações e dicas da Venezuela. Desde já grato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola, Andre... tudo bem? Acabei de responder seu email. Abs e vamos nos falando por la.

      Excluir
  66. Olá pessoal,

    Estarei em lua de mel em Novembro e pretendo viajar para Ilha de Margarita ou Los Roque.
    Minha dúvida é: Preciso de passaporte para entrar nessas ilhas ou somente o RG serve?

    Desde já agradeço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola, Brunae... tudo bem? Somente com o RG com data de expediçao inferior a 10 anos, é permitido a entrada na Venezuela. Abs e, mais duvidas, estamos a disposicao,

      Excluir
  67. Olá Giovanna e Alexander,

    Preciso fazer contato com vcs via e-mail tão logo retornem das férias, pois minha viagem será em julho. mandei e-mail, se puderem responder ao regressar agradeço.

    ResponderExcluir
  68. Ola Giovanna e Alexander,

    Estou pretendendo viajar de carro Manaus-venezuela com um grupo de amigos no ano que vem mais nao sabemos quase nada sobre o país. Quero conhecer a Ilha de Margarita é so o que sei.
    Poderia dar-me sugestoes sobre hospedagem, o acesso as prais e compras.
    Se poder responder por e-mail e está: nina-sax@hotmai.com

    ResponderExcluir
  69. Gostaria de saber os horários de saída de ferry boat.. onde posso conseguir esse informação?
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, tudo bem? Há 3 companhias que fazem a travessia saindo de Puerto la Cruz ou Cumana. Conferry, Navibus ou Gran Cacique (Naviarca)... mas os sites geralmente nao estao atualizados... tenta checar no da conferry www.conferry.com Nós também oferecemos o serviço de comprar as passagens e enviar para o Brasil pelo correio, se quiser mais informaçoes, nos escreva giovannacastellao@gmail.com abs e espero ter ajudado.

      Excluir
  70. Oi,Giovana!!
    Estou indo para Boa vista dia 17/12/2012 e pretendo conhecer Margarita, mas tenho 3 filhos: 1 de oito anos e 2 de cinco, terei problemas em entrar na Venezuela, gostaria de saber de valores de onibus bv/margarita/bv, não sei se tem empresas que façam esse etinerário.Será de grande ajuda se me informares.Desde já agradeço....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bem? Para entrar na Venezuela, so é necessario o RG ou passaporte, inclusive para as crianças (nao serve certidao de nascimento), tambem precisarao da carteira da febre amarela. A empresa de onibus que faz BV/ Puerto la Cruz ida e volta é a Eucatur e, de Puerto la Cruz, tem que pegar o ferry para Margarita. Aconselho vc a reservar e comprar essas passagens tudo com bastante antecedencia pq a época que vc pretende vir é uma loucura aqui. Nós podemos comprar e enviar as passagens (onibus + ferry) para vc por DHL. Se tiver interesse, nos escreva por email giovannacastellao@gmail.com Abs

      Excluir
  71. Olá Giovana e Alexander, Parabéns pelo Blog, muitas informações importantes que não encontrei em nenhum outro site/blog. Bom, meu nome é Thiago e pretendo ir à Venezuela no início de Janeiro de carro, gostaria de saber o que é necessário para entrar de carro? Na ilha essa época deve ser uma loucura, mas quais os melhores locais a serem visitados não só na ilha como no país e quais não aconselhaveis? Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola, Thiago... tudo bem? Sobre documentacao para entrar na Venezuela com carro, te aconselho a procurar o consulado da Venezuela e se informar direitinho porque a papelada que eles pedem vive mudando e é bom vc preparar tudo direitinho com antecedencia. Se vc pudesse adiar sua viagem para depois do dia 15/01, viajaria com muito mais tranquilidade, pagaria menos e nao passaria pelo stress do "nao tem vaga". Abs e estamos a disposicao,

      Excluir
  72. oi me chamo egila e pretendo ir p magarita preciso de ajuda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola, Egila... tudo bem? Ja te mandei informacao por email. Aguardando seu contato. Abs

      Excluir
  73. Olá, sou de Manaus, e tenho uma dúvida, estarei indo para Margarita de carro. Mas a pousada na qual fiz a reserva recomendou que eu comprasse antecipadamente o bilhete do ferry. Mas como posso comprar antecipadamente?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola, Denise... tudo bem? Nos oferecemos esse servico de comprar as passagens de ferry e enviar por DHL, mas tem que ser com bastante antecedencia da viagem pq demora 5 dias uteis para chegar em Manaus.Se ainda te interessar, nos escreva enviando as copias scaneadas dos documentos das pessoas que viajarao (pode ser RG ou passaporte) e do documento dos carros. giovannacastellao@gmail.com

      Excluir
  74. Muito bom o blog. Estou querendo fazer uma viagem por toda a América do Sul e a Venezuela com certeza estará na lista.

    ResponderExcluir
  75. Olá,adorei o blog,estou indo pra Margarita,eu e uma turma,e gostaria de lhes perguntar sobre casa para alugar em Margarita,vcs conhecem?indicam alguma?Já q deve sair mais barato do que hotel né?
    Grata! :)
    Meu e mail:ariana.santos3@hotmail.com

    ResponderExcluir
  76. Ola fui ontem ate Santa Helena e gostaria de informar que o dinheiro paralelo esta mais ou menos 12x1!!!

    ResponderExcluir
  77. Oi Giovanna Castellao e Alexander Carrizo!
    Me chamo Lauro, gostaria que voces dessem a opiniao de voces quanto a esse roteiro que quero fazer com meus amigos no reveillon desse ano:

    1) Sao Paulo x Boa Vista (aviao, com taxas e encargos esta R$ 1100 ida e volta), com saida dia 27/12/13 e volta dia 10/01/14.
    2) Boa Vista x Santa Elena de Uairen (onibus)
    3) Santa Elena de Uairen x Caracas (onibus)

    Teremos pra gastar ao total R$ 2.000 em media e ficaremos mais ou menos uns 12 dias na Venezuela!

    Vocês acham que dá esse dinheiro, e talvez uma passada na Colombia...ou acham insuficiente?
    Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola, Lauro... tudo bem? Por que vcs vao de Santa Elena a Caracas? Nao preferem conhecer Isla Margarita? Se comprarem com antecedencia... podem fazer esses trechos de aviao, economizam tempo, eh muito mais seguro e nao sai caro. As passagens de Santa Elena a Margarita ida e volta estao custando no momento R$ 245 por pessoa, por exemplo. Me escreve por email giovannacastellao@gmail.com e ajudo vcs a planejar direitinho, mas tem que ser ja. Essa epoca do ano que vcs querem vir, tem que planejar com antecedencia tudo o que for possivel, pq na hora, eh uma loucura... Abs e aguardando seu contato por email.

      Excluir
  78. Oi Geovanna,estou indo a ilha em janeiro com meu esposo,e será nossa primeira vez.Gostaria de sua ajuda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola, tudo bem? Escreva-nos ao email giovannacastellao@gmail.com e esperamos poder ajuda-lo no que for necessario. Abs e estamos a disposicao,

      Excluir
  79. Oi sou Yara e estou encantada com o seu tratamento e compromisso com os demais aqui em seu blog.Te escrevi no email.Aguardo,Felicidades!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Yara... tudo bem? Fico muito feliz com a sua msg... desculpa ter demorado para responder seu email, eu estava no Brasil, voltei domingo passado. Abs e vamos nos falando por la,

      Excluir
  80. Oi Giovanna!!
    Enviamos e-mail para você (Tarso Mastella), estamos indo para a ilha em dezembro e gostaríamos de uma ajuda sua...
    Agradecemos se puderes nos ajudar!
    Att, Paula e Tarso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola, Paula e Tarso... tudo bem? Acabei de enviar email para vcs... espero que eu ainda possa ajudar na programacao da viagem de vcs.... Abs e vamos nos falando por la,

      Excluir
  81. Olá, acabei de chegar da Ilha Margarita! Adorei a ilha, o Hotel que fiquei, foi o "Sunsol Isla Caribe" ótimo custo benefício, o câmbio "negro" torna o real forte , assim determinados produtos saem bem em conta perante ao brasil! Sobre passeios e serviços, fechamos todos com a Giovanna e Alex, que por sinal, são 10000000!!!!! super prestativos, atenciosos, educados, nota dez mesmo! recomendo e assino embaixo! Eu fiquei 9 dias e fiz um roteiro bem detalhado, quem quizer alguma dica, fica o meu e-mail: ryrlumbreras@hotmail.com
    Valeu.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...