Em um dos nossos posts anteriores, explicamos o processo do pagamento da taxa aeroportuária, mas devido as últimas mudanças, vamos tentar explicar um pouco melhor o que está acontecendo a respeito:
Situaçao:
Apartir do dia 17 de Agosto de 2011, a situaçao do pagamento da Taxa Aeroportuária na Venezuela começou a mudar. Foi aprovado, que, particularmente para o aeroporto que serve a cidade de Caracas (Maiquetia, Aeroporto Internacional Simon Bolivar), as taxas serao incluídas no valor pago pela passagem.
Mas, essas mudanças nao começaram a ser executadas imediatamente, já que as companhias aéreas tiveram que adaptar seus sistemas de cobrança ao novo esquema e, isso trouxe como consequência que, umas companhias estavam incluindo e outras nao... mas, com o passar das semanas, pode-se dizer com segurança que se você comprar uma passagem hoje, a taxa já está incluída.
Agora, se você comprou sua passagem antes de 17/08/2011, terá que pagar a taxa no Aeroporto, já que, seguramente, na data que você comprou, nao te cobraram a taxa em questao.
Você pode se questionar: " E se alguém comprou a passagem depois dessa data?" Pois bem... se alguém comprou suas passagens nas datas próximas ao dia do anúncio, digamos depois de 17 de Agosto ou no começo de setembro, correrá o risco de ter que pagar a taxa a parte. Em alguns casos, as passagens incluem esta informaçao e em outros nao. Nossa recomendaçao é que procure na sua passagem essa informaçao e, se nao aparece, leve em consideraçao que, no fim da sua viagem pode precisar do dinheiro equivalente a essa taxa e reserve, para evitar situaçoes desagradáveis no fim da mesma. O fato de nao pagar a taxa ao sair de Caracas a Margarita (ida), pode ser uma boa indicaçao que nao irá precisar pagar na volta ( de Caracas para o Brasil), mas isso nao é suficiente, já que cada empresa foi se incorporando ao novo esquema em datas diferentes.
A partir de 01 de abril de 2013, a taxa aeroportuária saindo de Margarita, também está incluída na passagem!
Preços:
De fevereiro de 2013, o novo preço da taxa para vôos domésticos (por exemplo: Margarita-Caracas) é de 53.50 Bs.
A taxa de embarque internacional, embora esteja incorporado na passagem Venezuela-Brasil, também aumenta todo ano, o que resulta em que, se o passageiro viaja no período em que teve aumento da taxa, ele tem que pagar essa "diferença" no balcão da companhia aérea no momento do check-in (parece que aceitam vários tipos de moedas). Por enquanto esta diferença é de 42.5 Bs...
Abrços a todos e até mais..
Olá Giovanna,
ResponderExcluirObrigado por estas informações.
Eu só não entendo porque o governo local insiste em criar regras tão confusas, que só atrapalham quem quer viajar para a Venezuela.
Um abraço,
É Pedro... nao tenho o que dizer. As regras sao sempre bem confusas mesmo, só vivemos tentando entender um pouquinho de tudo o que acontece por aqui para poder passar as informacoes adiante... rsrs
ResponderExcluirAbs e venha nos visitar,
Olá Giovanna,
ResponderExcluirPode deixar que assim que for possível, vou sim e contarei com os serviços de vocês.
Um abraço e um ótimo 2012!!!