quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Viajando a Caracas (Artigo da jornalista Fernanda Dutra no jornal o Globo 24/01/2012)

Olá pessoal, tudo bem?

Recentemente, fomos contatados pela Fernanda Dutra, jornalista de O Globo,  que estava coletando informaçoes para fazer uma reportagem dando dicas aos turistas para viajar a Caracas da maneira mais segura possível. Nós achamos o artigo final muito interessante e, por isso (depois de ser autorizado pela autora, claro!) queremos compartilhar com vocês aqui:

Este é o link da matéria e abaixo a cópia da mesma. http://oglobo.globo.com/boa-viagem/viagem-caracas-sem-dar-chance-para-infortunios-3751136


Viagem a Caracas sem dar chance para infortúnios

Com altos índices de violência urbana, a capital da Venezuela exige alguns cuidados extras

Publicado:
Atualizado:  




Vista aérea da capital da Venezuela, Caracas
Foto: El Nacional
 Vista aérea da capital da Venezuela, Caracas El Nacional
O Azul sereno do Caribe venezuelano contrasta com algumas notícias de violência que chegam do país. E 2011 foi um ano ruim. Segundo o Observatório Venezuelano da Violência (OVV), o país teve o mais alto número de homicídios da história: 52 por dia. Turistas brasileiros têm alertado sobre a ocorrência de roubos e o risco de se pegar táxis piratas. Munido de informações, porém, qualquer um pode ter uma viagem tranquila por uma das nações latinas com paisagens mais diversificadas.

Brasileira e casada com um venezuelano, Giovanna Castellao é agente de viagens no país e trabalha com tours e pacotes para a Isla Margarita, um dos principais destinos turísticos do país junto com o arquipélago de Los Roques. Giovanna diz que, embora note que Caracas está perigosa, os turistas muitas vezes assumem uma postura distraída:
— Em muitos casos vemos que o turista, porque está de férias, acaba relaxando demais e é imprudente. Nós damos várias dicas e conselhos que são oferecidos em qualquer lugar do mundo. Não andar com muito dinheiro, cheios de joias, essas coisas — explica Giovanna.

Uma das principais dúvidas, conta Giovanna, é sobre o pagamento da taxa aeroportuária. Em nenhuma passagem aérea as taxas vinham embutidas. Era necessário pagar em bolívares e com dinheiro vivo, tornando obrigatório fazer o câmbio no aeroporto (o que nem sempre é fácil por lá). Desde 17 de agosto de 2011, porém, as taxas do aeroporto de Caracas estão embutidas — só quem comprou a passagem antes disso é que terá que ir ao guichê oficial para realizar o pagamento. Todos os outros aeroportos do país mantêm a regra anterior.

O câmbio é outra questão: o governo limita a troca de moedas. Não é possível ir a uma casa de câmbio com bolívares para comprar dólares — o contrário, porém, é permitido — o que criou um mercado paralelo no país. No aeroporto de Caracas é muito comum ser abordado por mercadores oferecendo dólares. O Consulado brasileiro em Caracas recomenda expressamente evitar trocar moeda assim. Procure as casas de câmbio oficiais autorizadas.

Em documento no site do Itamaraty, o consulado alerta que "não é incomum a presença de indivíduos mal intencionados que abordam turistas desavisados para oferecerem serviço de táxi pirata". No último mês, a história da blogueira Miss Check-in circulou pela internet gerando uma onda de preocupação. A blogueira passaria uma única noite em Caracas, na volta da ilha caribenha de Curaçao, e entrou em um táxi oferecido ainda dentro da área de desembarque. Ela e o marido foram assaltados sob a mira de uma arma, mas reagiram, e conseguiram fugir levando passaporte e dinheiro.

O problema é grave no aeroporto. Para se prevenir, o consulado brasileiro dá duas dicas. A primeira é ir ao balcão de informações, que fica no lado esquerdo da área de desembarque internacional, e ligar para uma cooperativa. A Teletaxi (953-4040/951-6509) funciona 24h; a Taxitour (794-1264/0800-829-4800) também é indicada. A outra opção é pegar o táxi oficial do aeroporto, de cor preta, agendado num balcão dentro do terminal. Mas é preciso ficar atento porque também há táxis piratas da mesma cor. As principais redes de hotéis presentes na capital, como o Pestana, oferecem transfers desde e para o aeroporto.

No dia-a-dia, o consulado recomenda usar os táxis oficiais de hotéis, shoppings e outros estabelecimentos comerciais. É bom pesquisar a média de preço das corridas. Isso por que os táxis não têm taxímetro na Venezuela. Negocie um valor antes de entrar. Para quem vai explorar Caracas, a agente de viagens Giovanna recomenda procurar hotel e circular pelos bairros de Altamira, La Castellana e Las Mercedes.

Quem viaja de carro até a Venezuela também precisa ficar atento a um detalhe: o consulado aconselha entrar no país com o tanque do veículo cheio, por conta de exigências das autoridades locais e de haver poucos postos de abastecimento em algumas regiões.

Consulado-geral do Brasil em Caracas: Avenida San Juan Bosco (entre 5a. y 6a. Transversales), 2010, Altamira, Caracas. Tel. (58-212) 956-7800. cgcaracas.itamaraty.gov.br

Aeropuerto Simon Bolívar: O site oficial do aeroporto tem muitas informações úteis em aeropuerto-maiquetia.com.ve

Alerta aos Viajantes: Recomendações no Portal Consular brasileiro no endereço: portalconsular.mre.gov.br/antes/alerta-aos-viajantes/venezuela-1/

Welcome to Margarita: Blog da agência de viagens de Giovanna Castellao, com dicas e notícias relacionadas a turismo no país. welcometomargarita.blogspot.com

Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/boa-viagem/viagem-caracas-sem-dar-chance-para-infortunios-3751136#ixzz1kPvPls4m
© 1996 - 2012. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.



8 comentários:

  1. Obrigada, querido!

    Obrigada também pelo seu apoio constante...

    Abs,

    ResponderExcluir
  2. Olá Giovanna,
    estou querendo ir para Caracas em dezembro visitar um amigo...ainda tenho 15 anos, mas meus pais deixaram. Quais são as dificuldades que eu posso enfrentar? Como posso me virar em Caracas? Sou fluente em inglês, mas não falo tão bem em espanhol. Obrigada!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola, Lorena... tudo bem? Sobre a parte burocrática, te aconselho a se informar na Embaixada da Venezuela e no aeroporto, com certeza, vc precisará de autorizacao dos seus pais para poder viajar, etc...
      Sobre Caracas, vc já tem o principal... amigos lá, nao desgrude deles rsrs. Abs e sorte com os preparativos da sua viagem!

      Excluir
  3. Giovanna,
    Bom dia!

    Estamos muito interessados em conhecer Margarita, aguardo seu email.

    selecao@vivologistica.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola, Barbara... tudo bem? Ja conversamos por email... decidindo alguma coisa, me avisa! Abs

      Excluir
  4. Olá Giovanna,
    Bom dia.

    Estou indo com minha namorada para Isla Margarita agora no próximo fds e gostaríamos de contratar alguns passeios com vc.

    Aguardo seu contato.

    m.jr85@hotmail.com ou marlino.gomes@ac.gov.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola, Marlino... tudo bem? Ja respondi seu email. Abs e aguardando o contato de vcs!!!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...