sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Relatos dos nossos turistas: Rita e Tereza

Olá, Galera!

Continuando com a nossa série Relatos dos nossos turistas...  apresentamos a experiência da Rita e da Tereza, que enviaram este material brilhante, para ser compartilhado com todos nós. Muito obrigada, queridas!
 

Venezuela – Isla Margarita e Los Roques



Chegada – Sexta-feira, dia 12 de agosto de 2011

Fuso horário – 1h30 a menos do que no Brasil    
    
Fomos no dia 12 de agosto, num vôo da TAM (usamos milhas)  direto para Caracas (saída:14h25/chegada:18h55) e ficamos no Hotel Muevete Por Vargas para aguardar o vôo para a Isla Margarita no dia seguinte. Tudo providenciado pela Giovanna. 

Na nossa chegada a Caracas havia um senhor do Hotel nos esperando para nos levar até lá (traslado incluído).
No desembarque há várias pessoas que te abordam para trocar seus dólares por bolívares, mas fomos orientadas a trocar com a pessoa do próprio hotel, porém, um homem foi conosco até a van (ficamos um pouco assustadas, mas entendemos que era conhecido do pessoal do hotel e acabamos trocando 100 dólares com ele para poder pagar as taxas aeroportuárias e comer algo, pois o hotel já estava pago – medinho 1). No final deu tudo certo e pegamos uma boa cotação: US$ 1,00 x BSF 7,00, quando a cotação oficial é 4,3).
Comemos um lanche (bauru bem simples e tomamos um suco – total BSF 99,00). A princípio achamos caro, pois o numeral é bastante alto para o que estamos acostumados a visualizar no Brasil, mas se você fizer a conversão, vai ver que não é tão caro assim... Come-se muito bem na Venezuela e lá se encontram todas as melhores marcas existentes no mundo, seja em produtos alimentícios, vestuário, bebidas, etc.

Sábado, dia 13 de agosto de 2011 – Caracas/Isla Margarita – Praia El Yaque

No dia seguinte, sábado, embarcamos logo cedo para a Isla e fomos recepcionados no aeroporto pela Giovanna (ela estava lá, naquele calor de Isla Margarita, nos aguardando!).  Esse vôo não atrasou e foi tranqüilo, mas a tradição local é de atraso. O vôo foi pela Aeropostal, companhia local, que em um vôo de 40 minutos pela manhã serve croissant, biscoito e suco (a Gol só serve amendoim!!) rsrsrs. As aeromoças são educadas, mas não costumam dar um sorriso sequer!
Ficamos no Hotel California, muito bacana e tranqüilo, na Playa El Yaque.


 Como o dia era meio curto, fizemos o nosso check-in no hotel (permitiram que entrássemos um pouco mais cedo do que a hora normal) e pedimos que a Giovanna nos deixasse no Shopping Sambil para conhecermos uma das coisas que a Isla tem de melhor: as compras com taxas free.  Quando pensamos em Isla Margarita imaginamos uma ilha pequena e com pouca estrutura, mas muito pelo contrário – a ilha é enorme e tem toda a estrutura de uma cidade grande: farmácias, hospitais, shoppings, diversão, entretenimento, as melhores concessionárias de veículos, auto-peças, enfim, toda a estrutura de uma grande cidade.
No shopping não gostamos tanto assim dos preços, fizemos as contas e vimos que os perfumes e cremes famosos são mais caros que o free shop e algumas peças de roupas que estão em promoção compensam, mas é sempre bom fazer as contas, pois quando você vê o numeral alto já assusta um pouco, então calculadora na mão e boas compras!
O shopping tem de tudo! Tem Mont Blac, tem loja da Apple, tem Victoria Secrets, Tommy Hilfigher, Lancôme,  Esteé Lauder, enfim, todas as melhores lojas que conhecemos, além de ótimos restaurantes, tem até um quiosque da Havanna.  

Após olharmos bastante as vitrines e comermos algo, combinamos com o marido da Giovanna para fazermos um tour pela ilha e às 13h o Alex foi ao nosso encontro no shopping (detalhe: a Giovanna deixou um celular conosco para nos comunicarmos com eles, caso necessário). Fomos a diversos locais históricos, como o Castillo de San Carlos de Borromeo, Pampatar e Castillo Santa Rosa; Iglesia de La Asuncion e Iglesia da Virgen Del Valle, cuja história parece a de Nossa Senhora de Aparecida, além de visitar o Fortin de La Galera e ter uma vista privilegiada do por do sol e de outras duas praias maravilhosas. 

Aliás, praia tem pra todos os gostos e há pessoas que costumam comparar uma praia a outra, mas como diz a minha irmã: “essas coisas não se comparam...cada uma tem a sua própria beleza e característica”...as praias de Isla Margarita são diferentes das de Los Roques, mas todas têm a sua incrível beleza.

Em Isla Margarita passamos por algumas praias, como a El àgua, que é mais badalada, com boa estrutura, várias lojinhas, barracas e baladas à noite. Bem parecida com as praias do litoral norte. Quase ficamos no Hotel Costa Linda Beach (que passamos em frente e é bem bacana e perto da praia).
Manzanillo – praia de pescadores, águas tranquilas e frias
Playa Porto Cruz – bem afastada, tem um hotel bastante grande que se chama Hisperia Isla, que tem até campo de golfe...pareceu bastante bonito, mas afastado de tudo...


Cansadas (e após deixarmos o Alex cansado também, andando pela ilha), voltamos ao Sambil pra tomar um cafezinho (certas pessoas ficam indóceis sem cafezinho... rsss) , mas decidimos comer antes, pois já estávamos mortas de fome. Comemos ótimas massas com frutos do mar, simplesmente deliciosas no Restaurante Antillana e tomamos suco de Melón, valeu muito a pena. O Shopping tem outros bons restaurantes, uma grande praça de alimentação, uma filial do Hard Rock Cafe.

Domingo – 14 de agosto de 2011 – Playa El Yaque/Los Roques

Fomos cedo à praia e pudemos apreciar sua beleza, num horário com pouco movimento, mas após as 10h da manhã as pessoas começam a chegar, os windsurfistas e os kitesurfistas enchem a praia, que também tem lugar para as famílias. Após a chegada desses jovens a praia fica bem alegre e movimentada. Aproveitamos um pouco suas águas mornas e também curtimos a piscina do hotel. Às 16h tínhamos o vôo para Los Roques (Aeroporto Del Caribe - Porlamar) e acabamos comendo algo no aeroporto. Ah...tomamos um Dramin por via das dúvidas (algumas empresas utilizam aviões pequenos, e não sabíamos se era esse o caso...)....Pedimos uma salada Caesar (que contém tomate e a própria propaganda do quiosque diz isso) e a salada só veio com a alface (lechuga) e os croutons... pedi para a moça acrescentar o tomate e ela disse: “mas vocês querem o tomate?” Quase que disse: “o tomate já deveria estar aí...”, mas resolvi sorrir e apenas confirmar que queríamos sim o tomate, que nos parecia óbvio, mas, além de não falar espanhol, melhor não dar uma de “Saraiva”, o cara da “tolerância zero”.

O vôo saiu com atraso de 1 hora, num avião nem tão pequeno como dizem (veja fotos - mas há as opções de vôos nos aviões suuuuper pequenos). A própria moça que faz o check-in, corre até o balcão para embarcar todo mundo...só faltou pilotar o avião também! O barulho do motor do avião lembra muito o da máquina de caldo de cana, mas talvez por ser um avião de pequeno porte e estar tudo muito perto da parte interna do avião...mas confesso que fiquei com um medinho (medinho 2) . Minha irmã foi bem mais corajosa que eu! Eu dormi, para aquela quase 1 hora de vôo passar logo...foi melhor assim! As aeromoças são bem simpáticas e servem uma água para você não morrer de calor. Apesar do meu medo, a decolagem e o pouso foram bem tranqüilos. Ah...no papel do check-in não havia informações do portão de embarque no Aeroporto de isla Margarita e ficamos meio perdidas, sem ter para quem perguntar, pois não vimos nenhum funcionário sequer e nem informações no painel do aeroporto!! Depois de um tempo, conseguimos descobrir...mas, apesar desses relatos, o aeroporto tem uma boa estrutura. Por isso, pergunte tudo quando fizer o check-in.

Como em Los Roques geralmente se fica por pouco tempo, melhor levar apenas uma mochila com seus pertences (as cias aéreas costumam mesmo limitar as bagagens a 10kg por pessoa), que devem ser apenas as roupas de praia, chinelos, tênis para visitar o farol (nós acabamos não indo por falta do tênis – mas a vista de cima deve ser maravilhosa!!), protetor solar e o mínimo necessário. Os pacotes geralmente incluem a estadia, com pensão completa: café da manhã, almoço (no barco geralmente) e jantar. O aeroporto é simples e a sala VIP do aeroporto é o céu...lindo por sinal! Chegando por lá, pague a taxa de BSF 156,00 por pessoa e aproveite o que a ilha tem a oferecer.
Chegamos umas 18h aproximadamente e o céu estava escurecendo...
É tudo muito perto...desce do avião e logo em seguida você está andando pelas pousadas locais. A vila é bem rústica e com ruas de areia, aonde não entram carros. Há várias pousadas bem charmosas no local. Tomamos um banho (frio e racionado, mas devido ao calor não é nenhum incômodo) na pousada da própria LTA – Lineas Turisticas Aerotuy e fomos ao restaurante El Muelle e esperamos nos pufs do restaurante, em frente ao mar (na pousada não há local para refeições – pelo menos não nessa pousada). Tudo isso contemplando o mar...
A comida foi simples e gostosa...já incluída no pacote, com bebidas também incluídas. Somente as bebidas mais elaboradas e pedidas fora do horário do jantar são à parte. Pelo que vimos no cardápio, as bebidas mais elaboradas e alcoólicas custavam em média BSF 40,00. O local é bem quente, mas venta muito e o tempo todo....então se você resolver dar uma esticadinha no horário, melhor levar uma blusinha leve de mangas.
Há pousadas de todo tipo, mas geralmente são charmosas e simples. Preste atenção que o preço que eles cobram é por pessoa e não por quarto. A maioria não tem banho quente e nem internet, mas é melhor pesquisar, pois vimos que há várias opções.
Deve-se ir com um espírito de contemplação à natureza, pois é isso que você vai ver: uma natureza exuberante! Cuide bem do seu lixo e da água, que é escassa na ilha.
É tudo bem simples, com as ruas de areia e um povoado bem simpático. Roupas chiques não tem vez...ah..leve um repelente, pois de vez em quando os bichinhos resolvem te morder.

Como não podia deixar de haver algum imprevisto, ao sair da pousada eu não vi ninguém na recepção e acabei deixando as chaves em cima da mesa para que alguém as pegasse. Para nossa surpresa, ao voltarmos do jantar estávamos trancadas para fora! Quase arrebentamos a porta de tanto bater, mas todos estavam dormindo (e nem era tarde – devia ser umas 21h)!! Voltamos ao restaurante e pedimos ajuda do pessoal de lá (que parece que são todos da LTA - Aerotuy). O rapaz nos disse que deveríamos ter levado as chaves conosco, pois após às 18h eles fecham a pousada!! Não sabemos dizer se isso acontece em outras pousadas, mas fique esperto! Nota: foram todos muito simpáticos!! Mesmo após termos praticamente feito uma “ revolução”  na pousada. Rsss

Segunda-feira, dia 15 de agosto de 2011

Café da manhã a partir das 7h e passeio às 8h30. Vale muito a pena participar desse passeio a Los Roques (Ilha Francisqui). Passamos por um grande banco de areia chamado de Cayo Muerto e ficamos ali por 1h30 aproximadamente...a cor da água é realmente incrível! Fomos à outra ilha (Francisqui) e ficamos o restante do dia por lá...vários tons de verde e azul, muitas lanchas, pessoas com guarda-sol numa faixa de areia e opção de fazer snorkeling num local maravilhoso (confiram as fotos que tiramos)...enfim, é para os amantes da natureza mesmo!

 
Não passamos fome em momento algum e nem sede. Os catamarãs contam com refrigerante, chá e água à vontade, um lanchinho lá pelas 11h e depois o almoço...simples e bem feito: uma boa salada, um tipo de peixe e um arroz bem gostoso. Foi tudo muito maravilhoso! É uma vista que jamais vai ser esquecida! Mas não se esqueça: é sempre tudo muito simples! Para mim todo pedacinho de natureza vale a pena, ainda mais praias, que acho todas lindas!
Fomos contemplar o por-do-sol em frente ao restaurante e já ficamos por lá para esperar o jantar.
Dormimos em Los Roques e embarcamos logo cedo para a Isla Margarita para apreciar nossos 2 últimos dias de felicidade!



Terça- feira, dia 16 de agosto de 2011

Voltamos ao mesmo hotel (a vista que tínhamos do quarto serviu pra compensar um pouco, mas só um pouco, o  fato de termos deixado pra trás aquele paraíso chamado Los Roques) e dessa vez tivemos que esperar um tanto para entrar novamente no quarto e ficamos curtindo um misto de piscina e praia e ficamos deprimidas ao perceber que tudo estava acabando...
 
esta era a última noite e voltamos ao Sambil e fizemos algumas comprinhas básicas, principalmente de chocolates. Voltamos ao Restaurante Antillana, e mais uma vez comemos uma excelente comida! Gasta-se por volta de Bsf 250 a cada (boa) refeição (isso, para duas pessoas).

Um outro comentário que faremos é sobre o taxista....na volta do Sambil para o hotel negociamos a corrida em BSF 100,00. Na saída do shopping o taxista desejou tomar um “refresco” e o fez sem cerimônia (parou, nos deixou esperando dentro do táxi, comprou seu refresco e voltou). Depois de ter terminado a sua deliciosa bebida (já a caminho do hotel) ele ficou brincando com o canudinho, fazendo esculturas e se distraindo graciosamente do volante (não olhava para a estrada!!! Socorro!) . Além disso, estava ouvindo uma rádio extremamente alta e chegou um momento que tivemos que pedir para que ele abaixasse o som....esse foi o medinho 3...eu achei que ele estava pegando o caminho errado do hotel, mas no final chegamos sãs e salvas ao hotel, apesar do medinho!

Quarta-feira, dia 17 de agosto de 2011

Dia de ir embora, dia de depressão! Ficamos um pouco na praia e depois na piscina e fomos nos preparar para ir embora. Isla/Caracas e depois Caracas/Brasil (mais uma vez as famigeradas taxas!)...A fila do check-in para sair da Isla Margarita era grande e o vôo atrasou um pouco (quase 1 hora). 


No aeroporto de Caracas achamos que teríamos muito tempo de folga, devido ao longo espaço entre os vôos, mas as malas demoraram e havia uma fila enorme para o check-in, então, mais uma vez dizemos que é melhor ter uma boa folga entre os vôos para prever os contratempos que podem acontecer... Agora acabou...


UM BRINDE aos bons momentos que passamos na Venezuela. Obrigada Giovanna e Alex. ADORAMOS A EXPERIÊNCIA!!!



Texto: Tereza Luiza Amante
Fotos: Tereza e Rita

11 comentários:

  1. Olá Giovanna, já estive em Isla Margarita.- Meus pais moram na Venezuela. A primeira vez, fiquei no Hesperia e a segunda vez no Costa Caribe, as estadias foram super agradáveis... mas não saimos do hotel. Apenas na segunda vez, conhecer um pouco do centro comercial de Porlamar. Nos hoteis nunca nos passavam informações sobre passeios. Estou indo em dezembro novamente, dessa vez com meu marido. Vamos ficar no hotel Porto Fino... vc conhece esse resort? Gostaria de fazer alguns passeios quando estiver ai... Parabéns pelo trabalho!!!

    ResponderExcluir
  2. Ola, Diana... muito prazer! Tudo bem? Conheco sim o Portofino, os turistas que ficam la... gostam bastante! Anota meu email, me escreve e te passo precos e descricoes dos passeios que existem na ilha e valores de traslado tambem... conta conosco para o que precisar! Meu email giovannacastellao@gmail.com e cel na ilha (0412) 019-2704. Grande abraco,

    ResponderExcluir
  3. Ola , tudo bem, Tem que tar bem, voce mora no paraiso.rrrrrr
    eu tenho um blog com passages aereas em promoção, atualizado diariamente, gostaria de saber se você gostaria de uma troca de links.
    Conheça meu blog se interessar me deixe uma mensagem.
    http://viageaki.blogspot.com/
    Abraços. Marcos.

    ResponderExcluir
  4. Boa noite, Giovanna! Bom, pretendo passar minha lua de mel nesse paraíso, mas já estava com medo pq não achava informações atualizadas da ilha...e vc veio para nos salvar..rsrsrrs vamos sair daqui de fortaleza até caracas e queria que vc me ajudasse a chegar em margarita!! rsrsr estamos nos programando para saírmos daqui no dia 21 de junho do próximo ano e voltarmos no dia 30 ou 31 de junho...queria ter uma noção de gastos, sabe? nosso maior intuito é conhecer a ilha num desses passeios de jipe (não sei se seria de jipe, m as enfim..rsrs) e queria ter a honra de conhecer Los Roques! ir num dia e voltar em outro, pois já vi qque lá tudo é bem caro...bom, essa seria a "pequena" ajuda que queria de vc, se possível!

    ResponderExcluir
  5. Ola, Camila... tudo bem? Muito prazer... ja vi seu email, vamos conversando por la entao...
    Abs

    ResponderExcluir
  6. Olá, gostaria de saber se um cidadão com carta da União Europeia pode conduzir na ilha. Obrigado

    Ricardo

    ResponderExcluir
  7. Ola, Ricardo! Tudo bem?
    Sobre a carta da Uniao europeia, eu nao sei te informar.
    o que sei é que brasileiros com carteira de motorista brasileira podem dirigir na Venezuela normal, desde que esteja dentro do periodo de 3 meses de permanencia na Venezuela, sendo considerado turista.
    Abs e espero ter ajudado,

    ResponderExcluir
  8. Ola, Glinia... tudo bem? Tentei te responder tudo por email, mais duvidas... nos falamos por la. Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola GIOVANNA,estamos indo dia 23 de setembro 2012.
      Pretendo fazer Margarita e Los Roques.
      Se voce pude me mandar dicas, nosso retorno é dia 04 de outubro, portanto temos 11 noites.
      Abs
      Luiz

      Excluir
    2. Olá, Luiz... tudo bem? Acabo de te enviar email...agora, conversaremos por la. Abs

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...